Dia 21 de agosto a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania-SEJUSC, por meio do Comitê Intersetorial de Políticas Públicas para a Atenção à População em Situação de Rua – CIPPR/AM, em parceria com da Secretaria de Estado de Assistência Social – SEAS, Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania – SEMASC, das OSC´s Nova Aliança, Centro de Formação Vida Alegre, Desafio Jovem, Projeto Mais Amor, realizou na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia) no Centro uma ação em alusão ao dia de Luta da População em Situação de Rua. O objetivo foi sensibilizar a sociedade acerca da realidade desse segmento, ressaltar seus direitos, bem como as formas de enfrentamento às violações dos direitos sofridos por esta categoria em função da discriminação, da invisibilidade, e das violências institucionais e sociais às quais são expostas diariamente.
A ação iniciou as 9h com as boas –vindas e fala dos representantes das Organizações presentes. Em seguida foi ofertado café da manhã aos usuários. Contou ainda com a apresentação do Coral Vozes da Rua da Nova Aliança, fala de superação e /ou reivindicação de representantes da população em situação de rua. Oferta de corte de cabelo, kit de higiene e banho. Para finalizar houve distribuição de almoço aos participantes.
É importante frisar que essa data é marcada pela violência ocorrida no dia 19 de agosto de 2004, onde sete pessoas em situação de rua foram brutalmente assassinadas com golpes na cabeça enquanto dormiam na região da Praça da Sé, em São Paulo. Os ataques também deixaram oito pessoas feridas. Conhecido como “massacre da Sé”, o caso teve repercussão internacional e a data ficou marcada como o “Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua” com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a atenção digna que deve ser garantida a essa população.
Leave a Comment