No dia 13/08 ocorreu a Oficina de Mobilização e Participação Social: Construção de Projetos de Vida. Ministrada pelo Psicólogo Edmilson Santana e Assistente Social Thales Rosário.

O objetivo da atividade foi trabalhar a importância da participação dos usuários no enfrentamento coletivo das situações vivenciadas pela população em situação de rua diariamente, além de proporcionar um momento de reflexão acerca das vivências nas ruas e a possível construção de novos projetos de vida.

Projetos de vida estão fortemente relacionados a capacidade de refletir acerca dos desejos e objetivos, não apenas para o futuro, mas para o agora. Contudo, faz-se extremamente necessário saber fazer escolhas que estejam alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Afim de incentivarmos os usuários a desenvolverem um projeto de vida, foi explanado utilizando uma abordagem psicossocial sobre o que é um projeto de vida e como fazê-lo, além de subtemas relacionados ao tema principal, fazendo-os refletir sobre onde já estiveram, nas suas atuais condições e sobre onde querem estar mais para frente.

Podemos dizer que tal atividade foi importantíssima para os usuários, no qual pudemos observar a importância da orientação afim de direcioná-los na contribuição para o exercício da cidadania.

Os usuários devem conseguir refletir sobre seus desejos e objetivos, aprendendo a se organizar, estabelecer metas, planejar e perseguir com determinação, esforço, autoconfiança e persistência seus projetos presentes e futuros.

Uma fala de um usuário que nos impactou profundamente foi a seguinte: “Tanto sucesso quanto felicidade pra mim é estar com a minha família, ter o meu lar, um bom emprego. Não preciso ser rico, porque dinheiro não traz felicidade, mas o suficiente para eu dormir bem, comer bem, passear e agradar quem eu amo. Só quero a dignidade que vocês da Nova Aliança nos fazem enxergar que temos.”.

A atividade faz parte do Projeto: direto a ter direitos 2, firmado através do Termo de Fomento N° 047/2020.