Foi realizada a 2ª Jornada Mundial dos Pobres nos dias 17 e 18 de novembro, na quadra do Colégio Dom Bosco, no Centro de Manaus para homenagear o Dia dos Pobres, que é um dia de conscientização sobre a situação daqueles que precisam de um olhar especial e digno, não somente neste dia, mas em todos os momentos.

A Comunidade Nova e Eterna Aliança participou deste evento realizado pela Arquidiocese de Manaus, em comunhão com a Pastoral do Povo de Rua, e diversas pastorais, movimentos e comunidades da Arquidiocese que atuam nesta esfera social.

No primeiro dia houve formação com o tema: “Chega de omissão, queremos habitação – Moradia definitiva para pessoas em situação de rua”, com participação do Dr. Luiz Koraha – Engenheiro Civil, mestre em engenharia urbana, pós doutorando na área de habitação pela UFABC/NCPQ e militante da Pastoral do Povo de Rua  – e a Irmã Solange Damião, Coordenadora Nacional da Pastoral do Povo de Rua.

Foram realizados diversos serviços aos participantes, em especial, foi servido um almoço em conjunto com o Dia dos Pobres e a ordenação presbiteral do Padre Hilton, que havia se tornado padre com uma linda a Celebração na Catedral Metropolitana de Manaus na manhã do mesmo dia. Por este motivo, o almoço também foi uma oportunidade do clero arquidiocesano interagir com as pessoas em situação de rua.

A Comunitária Jessica Silva falou sobre o sentimento de servir na comunidade com os em situação de rua: “Não há mais nada gratificante do que ouvir de um morador de rua: Tia vocês são tudo para nós, sem vocês não seríamos nada. E ao mesmo tempo veio em meu coração: ao contrário vocês são tudo para nós, sem vocês seríamos pessoas vazias, porquê o amor de Deus é misericordioso, vocês nos ensinam a torna-nos pessoas melhores!”

Fotos: Jessica Silva e Caritas Arquidiocesana.